Tá de brincadeira Professor!!!!????

Quem nunca ouviu esta frase dita à beira do campo por um treinador ou até mesmo dentro de campo por algum jogador? Pois é! Eu fui conferir de perto os testes da Federação Catarinense de Futebol para a temporada 2017, que ocorreu neste último fim de semana (14 e 15/01 de 2017) e pude ver de perto que não é brincadeira não!

É claro que esta frase é dita no calor do jogo, quando alguma falta ou impedimento é marcado, contrariando a interpretação dos envolvidos. É apenas um desabafo! Pois, ambas as partes se respeitam e sabem que cada um puxa a brasa para o seu churrasco.

Assim como os Técnicos, Auxiliares, Preparadores Físicos, Dirigentes e Jogadores se preparam e se aperfeiçoam cada vez mais com novos métodos e técnicas de futebol, os Árbitros e Assistentes também não deixam por menos e correm atrás desse mesmo aperfeiçoamento. Até porque é uma exigência da FCF e CBF que eles estejam super preparados para a maratona de jogos durante a temporada 2017.

Os testes são realizados com provas teóricas e físicas.

O teste teórico foi realizado nas dependências da Câmara de Vereadores de Itajaí e logicamente num ambiente com ar condicionado, água gelada, cadeira confortável. Já o ambiente que esperava os candidatos lá fora, era de arrepiar! Não preciso dizer o tamanho do sol e o calor escaldante que esperava para ver quem estava realmente com saúde em dia! Só de olhar quase desmaiei!

Para os Assistentes são 25 questões objetivas, sendo necessário o acerto de pelo menos 18 delas e são inerentes a função exercida pelo Assistente. Assim como o físico também é específico para eles.

Para os Árbitros CBF e FCF também são 25 questões objetivas, sendo necessário o acerto de pelo menos 18 delas e são inerentes a função exercida pelo Árbitro. Assim sendo, o teste físico também é diferente, pois as realidades são diferentes. Ou seja, não tem pegadinha e nem é tudo junto e misturado!

O objetivo desse vídeo é tentar mostrar um pouco do que os Árbitros e Assistentes enfrentam para poder realizar o seu trabalho e fazer as suas engrenagens trabalharem justas, alinhadas e em harmonia com as engrenagens dos Técnicos, Jogadores e demais envolvidos nessa máquina do tempo chamada FUTEBOL.

E apesar de todo esse esforço, eles irão errar! Eu tenho certeza disso! Pois são seres humanos e como tal sujeitos aos erros! Assim como o Técnico erra ao substituir um jogador, assim como o Goleiro erra ao deixar a bola passar por entre as mãos ou as pernas, assim como o atacante erra o chute embaixo da trave, aquele famoso gol que até a minha nona marcava, assim como o camisa 10 erra aquele lançamento, que muitas vezes chega a ser motivo de risada da torcida adversária, vendo a bola sair pela linha lateral um lançamento em profundidade, assim como o zageirão rápa em bola e entrega a rapadura na hora mais errada do jogo, assim também a Arbitragem erra. É por isso que a velha guarda da crônica esportiva sempre diz: É por isso que o futebol é apaixonante! Se ninguém errasse, todos os jogos acabariam 0 x 0.

Agradeço a Federação Catarinense de Futebol e todos os evolvidos nesse evento, que permitiram a cobertura dos testes e foram muito bacanas e atenciosos comigo, dando plenas condições para a realização das filmagens!

Agradeço também aos Árbitros e Assistentes de todas as partes do estado que se fizeram presentes para realizar os testes e foram extremamente simpáticos e atenciosos!

Parabéns aos que conseguiram seus objetivos e boa sorte para aqueles que em breve voltarão para refazer o teste!

Grande abraço a todos!

Jota Pereira.